DIAGNÓSTICO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS BÁSICAS DOS ESTUDANTES QUE INGRESAM NO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE ENGENHARIA EM RECURSOS HIDRICOS NA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO BIÉ

Domingas Leontina Lucas, Elizabeth Ludmira Firmino Mualunga, Alexander Gorina Sánchez, Isabel Alonso Berenguer

Resumo


Analisou-se a importância que tem a Matemática para o sucesso profissional no curso de Engenharia em Recursos Hídricos. Em correspondência concebeu-se uma metodologia para realizar um estudo diagnóstico na Escola Superior Politécnica do Bié, com o objectivo de identificar as maiores dificuldades na aquisição das habilidades matemáticas básicas dos estudantes do aludido curso ao iniciar o primeiro ano. Ofereceu-se evidencias objetivas palpáveis a favor da existência de resultados historicamente insatisfatórios na referida aquisição de habilidades. Finalmente, deram-se orientações gerais chaves para tratar sistemicamente os factores causais das dificuldades que se apresentam.

PALAVRAS-CHAVE: diagnóstico; habilidades matemáticas básicas; Engenharia em Recursos Hídricos.

DIAGNOSTIC OF MATHEMATICS BASIC SKILLS OF STUDENTS THAT ENTERING IN THE FIRST YEAR OF WATER RESOURCES ENGINEERING COURSE IN THE POLYTECHNIC HIGH SCHOOL OF BIÉ

ABSTRACT

Was analyzed the importance of Mathematics for professional success in the course of Water Resources Engineering. In correspondence was conceived a methodology to conduct a diagnostic study at the Polytechnic High School of Bié, in order to identify the main difficulties in the acquisition of basic math skills of students of the course alluded to start the first year. They were offered substantial objectives evidences for the existence of historically unsatisfactory results in that skill acquisition. Finally, they were given key guidelines for treating systemic causal factors of the difficulties that arise.

KEYWORDS: diagnosis; mathematical basic skills; Water Resources Engineering.


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