PROPOSTA DE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DIGITAL NOS PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO, ANGOLA

Ana Alexandre Pereira Robalo, Luís Borges Gouveia

Resumo


Este trabalho é resultado da experiência profissional da investigadora na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TIC´s) e parte dos resultados práticos do trabalho desenvolvido na fase de doutoramento. Neste contexto, são expostas as abordagens de competências TIC para professores, e a Estrutura de um programa para a abordagem de Alfabetização Tecnológica, segundo Padrões da UNESCO. Aliado ao programa são propostas algumas ferramentas TIC que se consideraram relevantes para introduzir no currículo da disciplina de Informática tais como: Windows Movie Maker, Dandelife, Mendeley, Google Drive, e podcast. Estas ferramentas aqui apresentadas são algumas das ferramentas tecnológicas que se poderão trabalhar em contexto educativo, pois são acesso livre e muito intuitivas, pensando ser um passo a ser trabalhado no currículo de informática para uma integração na Cultura Digital e promovendo de certa forma uma abordagem mais cooperativa para o processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Digital; Competências TIC; UNESCO; Ferramentas TIC.

METHODOLOGY STRATEGY PROPOSED FOR THE PROMOTION OF DIGITAL CULTURE IN TEACHERS FROM THE HIGHER INSTITUTE OF EDUCATION SCIENCES OF HUAMBO, ANGOLA

ABSTRACT

This works results from the first author experience both as teacher and researcher on the use of information and communication technologies (ICT) applied to educational environments. This work is also based in its doctoral research project. In such context, a number of possible approaches to enhance teachers ICT competences are presented and discussed, along with a program to foster technological awareness for teachers, based on the UNESCO competence patterns. Allied to the proposed awareness program, a number of tools suggestions are made to support the introduction of the informatics subject to teachers’ education. Such tools are: Windows Movie Maker, Dandelife, Mendeley, Google Drive, and podcast. These tools can be explored within an educational context, as they are open tools, with no costs involved and very intuitive to use and explore. The authors believe their use provide a first step in order to create a strong digital awareness and foster teachers digital skills, with an impact in taking a more cooperative approach to the teaching learning process.

KEYWORDS: DIGITAL SKILLS; ICT COMPETENCES; UNESCO; ICT TOOLS.


Referências


Alves, A. e Moreira, J. (2004). Cidadania digital e democratização eletrónica. SPI- Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto.

Camas, N.; Mandaji,M. (2013a). Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Revista reflexão e Ação. Santa Cruz, V.21 n.2 p.179-198 , jul/Dez 2013 Disponível em http://online.unisc.br. Consultado em 23/02/2016.

Charlier, É; Paquay, L; Perrenaud, P. (2001a) Formando professores profissionais: que estratégias, quais competências. Artmed Editora. Porto Alegre

Duarte, M. do R. (2012). Competências em informação: Mendeley is a frre reference maneger and academic social network... Portugal.

Gasparino. C. (2016a). 5 competências tecnológicas que serão obrigatórias no futuro. Exame.com. Artigo. 15 de Janeiro. Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-competencias-tecnologicas-que-serao-obrigatorias-no-futuro, consultado a 12/02/2016.

Gouveia, L. e Simões, L. (2011). Apropriação de tecnologia "Web 2.0" no Ensino Superior. Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 65-74. Universidade Fernando Pessoa. Porto.

Gouveia, L. (2004a).Sociedade da informação: notas de contribuição para uma definição operacional. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/com/sociedadedaInformacao.pdf. Consultado a 23/02/2016.

Gouveia, L. (2012). O Conceito de Rede no Digital Face aos Media Sociais. MULTIMED – Revue du Réseau Transméditerranéen de Recherche en Communication. Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 2182-6552. 1 (2012) 87-105.

Gouveia, L. (2014). I Curso de cibersegurança e gestão de crises no ciberespaço. modulo 2, sessão 1- TIC, desenvolvimento Economico e I&D. Disponível em: http://www.slideshare.net/lmbg/memo-networkedsociety-lmbg. Consultado a 01/03/2016

Manuel, A. (2009a). La competencia digital e informacional, Curso “Competencia digital”. Universidad Internacional Menendez y Pelayo. Santander.

MES - Minister for Education and Skills. (2015). Digital Strategy for Schools 2015-2020 enhancing teaching, learning & assessment. Disponivel em https://www.education.ie/en/Publications/Policy-Reports/Digital-Strategy-for-Schools-2015-2020.pdf. Consultado em 20/11/2015.

Robalo, A. (2016a). Proposta de estratégia metodológica para a promoção da Cultura Digital de professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da Cultura Digital. Dissertação de Doutoramento, Universidade Fernando Pessoa, Porto. (no prole).

Robalo, A. e Gouveia, L. (2013). Aplicação das TICs no Instituto Superior de Ciências de Educação: uma nova metodologia para o currículo de Informática. Relatório Interno TRS 02/2013. Grupo Tecnologia, Redes e Sociedade. Universidade Fernando Pessoa. Outubro, 26 páginas. Porto

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e

Cultura. (2008a). Padrões de competência em TIC para Professores. França: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. (2009). Padrões de competência em TIC para Professores. França: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ROP é referenciada em:

Factor de Impacto(2015)=0.343

 

Índice Compuesto de Difusión Secundaria(ICDS)=0.300/10.000

Procedência geográfica dos nossos leitores:

Map