AS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES “FERRAS BOMBOCO”

Julia Nazare de Campos, César de Osvaldo Pakissi

Resumo


No presente artigo abordam-se as debilidades de leitura, escrita, absentismo, desinteresse com as actividades lectivas e baixo rendimento como aspectos que caracterizam o fracasso escolar identificado durante o estágio curricular na Escola de Formação de Professores “Ferraz Bomboco” do Huambo, no ano lectivo de 2016. O fracasso escolar é assunto recorrente e é relatado em uma vasta literatura (Alves, Coutinho, Maria, & Rodrigues, 2016; Ferreira Tenório R.M., 2010; José, Uri, Soveral, & Upf, 2001; Nardi & Taschetto, 2015; Paula & Gaio, 2016) que de forma convergente afirmam que este facto ocorre por circunstâncias de ordem social e/ou de fórum pedagógico. A escola “Ferraz Bomboco” é uma instituição estratégica do Estado na formação de formadores para actuar no ensino elementar. No entanto, durante o período de atividades práticas nesta instituição, se verificou aspectos que se configuram em fracasso escolar, levantando-se a questão sobre, as causas deste fracasso. Admitindo a hipótese de que a forma como se desenvolvem as actividades didácticas em ciclos inferiores pode ser a causa do fracasso escolar, desenvolveu-se uma pesquisa empírica assente num modelo Top-Down buttom-up, com o objectivo de analisar a forma como se desenvolvem as actividades didácticas nos ciclos precedentes. Os resultados despontam insuficiências na planificação das actividades didácticas, evidenciando que o fracasso escolar na escola em estudo, está relacionado com a forma como os professores de ciclos inferiores desenvolvem as suas actividades.

PALAVRAS-CHAVE: Fracasso escolar; actividades docentes; níveis de ensino.

THE CAUSES OF SCHOOL FAILURE: A CASE STUDY IN THE SCHOOL OF TEACHER TRAINING "BOMBOCO FERRAS"

ABSTRACT

This article deals with the weaknesses of reading, writing, absenteeism, lack of interest in teaching activities and low income as aspects that characterize the school failure identified during the curricular internship at the "Ferraz Bomboco" Teacher Training School in Huambo in the year The school failure is a recurring subject and is reported in a vast literature (Alves, Coutinho, Maria, & Rodrigues, 2016; Ferreira Tenório RM, 2010, José, Uri, Soveral, & Upf, 2001; Nardi & Taschetto, 2015, Paula & Gaio, 2016) that converge affirm that this fact occurs due to social circumstances and / or pedagogical forum. The "Ferraz Bomboco" school is a strategic institution of the State in the training of trainers to act in elementary education. However, during the period of practical activities in this institution, there were aspects that are framed in school failure, raising the question about, the causes of this failure. Assuming the hypothesis that the development of didactic activities in lower cycles may be the cause of school failure, an empirical research was developed based on a buttom-up Top-Down model, with the objective of analyzing how they develop Didactic activities in previous cycles. The results point to inadequacies in the planning of didactic activities, evidencing that the school failure in the school under study is related to the way in which lower cycle teachers develop their activities.

KEYWORDS: School failure; Teaching activities; Levels of education.


Referências


Afonso, Manuel. Manual de Apoio ao Sistema das Avaliações das Aprendizagens. Luanda: INIDE, 2012.

Alves, Maria da Piedade. Metodologia Científica. Lisboa: Escolar Editora, 2012.

Angola, Governo de. RESULTADOS DEFINITIVOS RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO - 2014. Gabinete Central do

Censo, Instituto Nacional de Estatística, Luanda: INE – Divisão de Difusão, 2016.

António, Agostinho João. Metodologia do Ensino de Biologia. Luanda, Luanda: Texto editores, 2008.

Bianchini, FORGIARINI Solange Aparecida, and DA SILVA João Carlos. Fracasso escolar no contexto da escola pública: entre mitos e realidades. nd: c.l, 2008.

Boas, Villas. A Prática da Supervisão, Educação e Supervisão. São Paulo: Cortez, 2003.

Bulgraen, Vanessa C. "O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento." Revista conteúdo, Capivari, Dezembro 4, 2010: 1-9.

Cavalcante, Dannuza Dias, and Aparecida de Fátima Andrade da Silva. "XIV Encontro Nacional de Ensino de Química." Julho 21-24, 2008: 2.

Coelho, Maria João Correia. "Avaliação de Desempenho Docente: Efeitos no Desenvolvimento Profissional." Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialização Supervisão em Educação. Lisboa, Lisboa: INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA. ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA, Janeiro 21, 2013.

EDITORES.LDA, TEXTO. "DICIONÁRIO INTEGRAL." In DICIONÁRIO INTEGRAL-3ª EDIÇÃO, by TEXTO EDITOR. LUANDA: TEXTO EDITORES, 2012.

Educação, Editora do Ministério da. By Departamento da Educação Básica/Ministério da Educação. Lisboa: Editora do Ministério da Educação, 1996.

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua. Rio de Janeiro:: Nova Fronteira, 1998.

Ferreira, C. S. N. Supervisão Educacional. Para uma Escola de Qualidade na formação a ação. São Paulo: Ed. São Paulo Cortez, 1999.

Haidt, Regina Célia CAzaux. CURSO DE DIDÁTICA GERAL. São Paulo: Editora Ática, 2006.

I.N.I.D.E. Curriculo do Ensino Secundário. Luanda: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2006.

Libâneo, José Carlos. DIDÁTICA. São Paulo: CORTEZ EDITORA, 2006.

Lopes, Maria Celeste Sousa. Dificuldades de Aprendizagem Escolar na Mestria do Código Escrito. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

Marchesi, Álvaro, and Eva María Perez. A Compreensão do Fracasso Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Martins, Carla Patrícia Moreira. Factores e Análise do Insucesso Escolar. Um estudo feito a partir da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos no 3º Ciclo, Ano Lectivo 2005/2006. Praia: Instituto Superior de Educação, 2006.

Mendonça, Alice Maria Ferreira. A PROBLEMÁTICA DO INSUCESSO ESCOLAR. A ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA NO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA EM FINAIS DO SÉCULO XX- (1994-2000). Madeira: Tese de Doutoramento, 2006.

Nacional, Assembleia. "Lei de Bases do Sistema de Educação." Lei de Bases do Sistema de Educação, 2001: 3-11.

Nascimento, Maria Madalena Agostinho Lagarto de. Modelo de avaliação de desempenho docente . Évora, 2014.

Piletti, Claudino. DIDÁTICA GERAL. Edited by João Guizzo, José Antônio dos Santos and Wilma S. R. de Moura. Vol. 23ª. São Paulo: Editora Ática, 2004.

Pinheiro, Silvia Siqueira, and Carla Webber. "Fracasso escolar: O que as pesquisas recentes indicam acerca das suas causas." Edited by ANPED. IX ANPED SUL. Seminário de pesquisa em Educação da região sul. Região Sul: s.e, 2012. 1-50.

Romanelli, Thais. Educar para crescer. 10 15, 2009. O%20bom%20professor%20-%20Educar%20para%20Crescer.html (accessed 08 29, 2016).

Rosa, Bruno Miguel Medina da. CAUSAS DE ABANDONO E INSUCESSO. Comparação entre a Realidade Açoriana e Continental.

Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2013.

Rosado, Prof. Dr. Antonio. "Conceitos Básicos de Pedagogia e Didáctica dos Desportos." Modelos de Ensino, Março 11, 2005: 21-30.

Silva, Vilson Ferreira da. Avaliação da Aprendizagem Escolar no Ensino Fundamental. Florianópolis: Bookess Editora, 2010.

Vaza, Mestre Aldina C. F. Rocha da, and Mestre Emília Maria Marçal Amor. Dicionário Verbo de Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Verbo, 2006.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ROP é referenciada em:

Factor de Impacto(2015)=0.343

 

Índice Compuesto de Difusión Secundaria(ICDS)=0.500/10.000

Procedência geográfica dos nossos leitores:

Map