COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO HUAMBO NO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Cesário José Sanjambo Barbante, Lia Raquel Oliveira

Resumo


Hoje em dia, pode afirmar-se que se está no mundo das novas tecnologias, o que vai muito para além do computador. Com o desenvolvimento cada vez mais acelerado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que se atualizam a cada instante e que a cada momento ganham novas formas, vem surgindo novas dinâmicas no processo educativo que, também, tem sofrido modificações dando espaço a novas formas de aprendizagem, abrindo-se a novos campos para a construção de um ensino melhor. Tendo em conta as potencialidades das TIC e dos usos que delas fazem as gerações mais jovens, surge a necessidade de os professores, em particular os do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, saberem explorá-las. Nesta perspetiva, o presente trabalho caracteriza as competências dos professores do ISCED - Huambo no uso das TIC. No processo de recolha de dados, utilizou-se a técnica do inquérito por questionário.  Para o tratamento dos dados, recorreu-se a estatística descritiva. Os resultados revelaram que os Professores tinham acesso ao computador e acediam à internet diariamente, e classificaram as suas competências TIC entre bom e razoável.

PALAVRAS-CHAVE: Computadores; Ensino Superior; Internet; Tecnologias de Informação e Comunicação; Professor.

COMPETENCES OF TEACHERS OF THE HUAMBO HIGHER EDUCATION SCIENCES INSTITUTE ON THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES

ABSTRACT

Today, it can be said that it is in the world of new technologies, which goes far beyond the computer. With the increasingly rapid development of Information and Communication Technologies (ICT), which are updated every time - that is, each time gain new forms; have provided new dynamics to the educational process, which also has had changes, giving rise to new ways of learning, opening up new fields for building a better education. Taking into account the potential of ICT and uses them to make the younger generation, there is a need for teachers, particularly the Higher Institute of Educational Sciences of Huambo know exploit them. In this perspective, this study characterized the skills of teachers ISCED - Huambo in the use of ICT. We set up a qualitative type of research, using descriptive statistics; having as a kind of descriptive study - ie case study. In the process of data collection, we used various techniques to perform a triangulation of data from observation, document analysis and surveys. The results revealed that the teachers had access to the computer and accessed the Internet daily, and rated their ICT skills between good and reasonable.

KEYWORDS: Computer; Higher Education, Internet; Information and Communication Technologies; Teacher.


Referências


Alves, T.A.S. (2009). Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas (TIC) nas Escolas: da realização a Idealização. Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia, Portugal.

American Psychological Association. (2001) Publication Manual of the American Psychological Association (6ª ed.). Washington: American Psychological Association. Acedido Outubro 4, 2016, em: http://www.apastyle.org.

Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Teoria e Prática (2ª ed.) Coimbra: Almedina.

Oliveira, Lia Raquel. (2010). Entre o cuttingedge e o bidonville: uma reflexão sobre e-learning na universidade. In Silva, J. L. Silva; F. Vieira; A. A. Carvalho; A. Flores; I. Viana; J. C. Morgado; L. R. Oliveira; M. A. Moreira; M. S. Silva; N. Hattun-Janssen & P. Alves (Orgs.). Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades. Braga: Universidade do Minho/CIEd. p. 157-166.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2009). Padrões de competência em TIC para professores. Acedido Outubro 21, 2016, em: http://www.unesco.org/en/competency-standards-teachers.

Yin, R. (2004). Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman.


Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ROP é referenciada em:

Factor de Impacto(2015)=0.343

 

Índice Compuesto de Difusión Secundaria(ICDS)=0.500/10.000

Procedência geográfica dos nossos leitores:

Map