OS CURSOS PROPEDÊUTICOS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS. CASO DE ESTUDO UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO

  • José Roberto Marty Delgado Instituto Superior Politécnico. Universidade José Eduardo dos Santos
  • Ibis Durán Sosa Instituto Superior Politécnico. Universidade José Eduardo dos Santos
  • Manuel Thiago Chimbundo Instituto Superior Politécnico. Universidade José Eduardo dos Santos
  • Mario Clemente Zaldivar Salazar Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: Ensino Superior, Engenharias, Propedêutica, Disciplinas básicas

Resumo

O trabalho apresenta uma avaliação da pertinência dos cursos propedêuticos nos cursos de Engenharia como formas de proporcionar aos alunos dos primeiros anos dos cursos, um fundamento sólido nas disciplinas que compõem a base introductória dos diversos cursos de engenharia, buscando aumentar a taxa de sucesso, aumentar a eficiência e o desempenho do aluno, promover o desenvolvimento de diversas actividades junto ao corpo docente, de tal maneira que o futuro engenheiro consiga-se preparar para enfrentar os desafios do mercado através de uma sólida formação científica inicial. A partir do levantamento bibliográfico e colecta de dados dos cursos de engenharia no Instituto Superior Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos é apresentada a proposta de curso propedêutico para área das engenharias. De igual modo, tratando-se de um estudo quanti-qualitativo, usou-se o método analítico descritivo. Os resultados da proposta podem ser estendidos para outras universidades no contexto angolano e não só.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPUBLICA DE ANGOLA. (2012). “Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.” Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial.

HERNANDEZ GOMES, G., and MENDES CARVALHO LOPES, C. (2005). “Cálculo Zero: Uma Experiência Pedagógica Com Calouros Nos Cursos de Engenharia.” In COBENGE 2005. Campina Grande.

INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO. (2014). “Relatorio Final. Curso Engenharia Mecánica. ISP. 2014.” Universidade José Eduardo dos Santos.

INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO. (2015a). “Projecto Pedagógico Do Curso Engenharia Mecânica.” Universidade José Eduardo dos Santos.

INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO. (2015b). “Relatorio I Semestre 2015. Curso Engenharia Mecânica.” Universidade José Eduardo dos Santos.

MOURA FORTES, R, and THEOPHILO JÚNIOR, R. (2004). “Implantação Do Departamento de Propedêutica de Engenharia.” In . Brasil.

O Académico. Journal Universitario Da Politécnica. (2014). “O Propedêuctico Na Qualidade de Educação Superior.”
Publicado
2018-09-15
Como Citar
Delgado, J., Sosa, I., Chimbundo, M., & Salazar, M. (2018). OS CURSOS PROPEDÊUTICOS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS. CASO DE ESTUDO UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 4(3), 40-48. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/146
Secção
Artigos