O ENSINO DESENVOLVEDOR DAS OPERAÇÕES COM FUNÇÕES NO II CÍCLO DO ENSINO SECUNDÁRIO NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-CAÁLA

  • Alberto Sousa Sanganjo Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo
  • Bartolomeu Chindumbo Delfino Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo
  • Samuel Cuvalela Santos Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: Ensino; procedimentos didácticos; funções.

Resumo

Por intermédio de diferentes instrumentos de investigação, observou-se dificuldades no ensino das operações com funções no II cíclo do ensino secundário concretamente na escola de formação de professores-caála. Para superar essas dificuldades, elaborou-se a presente obra com procedimentos didácticos para a melhoria da qualidade de ensino das operações com funções na disciplina de Matemática. Os matériais consultados permitiram destacar os principais procedimentos a serem úteis em diferentes fases de uma aula por intermédio do objectivo definido. Todavia, a presente obra serve de consulta para professores e estudantes, e contribuir para a melhoria das dificuldades diagnosticadas.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; procedimentos didácticos; funções.

THE DEVELOPING TEACHING OF OPERATIONS WITH FUNCTIONS IN THE SECONDARY EDUCATION OF THE SECONDARY SCHOOL IN THE TEACHING TRAINING SCHOOL OF CAALA

ABSTRACT

Through different research instruments, difficulties were observed in the teaching of operations with functions in the II cycle of secondary education specifically in the teacher-training school of caala. To overcome these difficulties, the present work was elaborated with didactic procedures to improve the quality of teaching operations with functions in the Mathematics discipline. The materials consulted allowed to highlight the main procedures to be useful in different phases of a lesson through the defined objective. However, the present work serves as a consultation for teachers and students, and contribute to the improvement of diagnosed difficulties.

KEYWORDS: Teaching; didactic procedures; functions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alberto Sousa Sanganjo, Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

Licenciado em Matemática. Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo. Docente de Matemática da Escola de Formação de Professores-Caála. Angola.

Bartolomeu Chindumbo Delfino, Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo

PhD em Ciências Pedagógicas. Professor de análise I, II, III e funcional álgebra superior, aritmética e teoria dos números no Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo. Angola.

Samuel Cuvalela Santos, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Licenciando em Ciências da Educação. Professor de Física na Escola Missionaria Santa Teresinha Kamussamba – Huambo. Angola.

Referências

Addine, F. F. et al (2004).Didáctica teoria y prática: pueblo y Education, la Habana
Ballester, S.(1995). Didáctica de la Matemática. Tomo I y II. ED. Pueblo y Educación. La habana, Cuba.
Brun, J. (2000). Didáctica das Matemáticas. Horizontes Pedagógicos. Lisboa Portugal: Divisão Editorial.
Brun, J. (2000). Didáctica das Matemáticas. Horizontes Pedagógicos. Lisboa Portugal: Divisão Editorial.
Courant, R & John, F. (1999). Introducción al cálculo y al Análisis Matemático. vol.I. México: Noriega Editores.
Flemming, D.M & Gonçalves, M.B. (2006: pag 12). Cálculo A.funções, limite, derivação e integração
Guidorizzi, H.L. (2001). Um curso de cálculo. vol.I. São Paulo: Editora S.A. 5ª edicção.
Gilbert, B.E. (2011). Una alternativa didáctica para la estructuración del proceso de enseñanza–aprendizaje en las clases de la asignatura Matemática que promueva el aprender a aprender en la Educación Secundaria Básica, [Tesis presentada en opción grado científico de doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana. Cuba: Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”.
Hurtado, E. C. (2007). Modelo didactico sustentado en la euristica para el proceso de ensiñanza - aprendizaje de la matematica asistida pela computadora. Santa Clara Cuba: tese Doutoramento.
Jungk, W. (1985). conferencia sobre Metodologia de la enseñanza de la Matematica 1. Playa, ciudade de la Habana: Editorial Pueblo y Educacion.
Kreiszig, E. (1985). Matemática Superior. Libros Técnicos y Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 2a. Edition.
Lei de bases do sistema de educação e ensino em Angola, (Lei nº 17/16).
Libâneo, J. C. (1990), Mir. Moscu. 3ª edicção.
Seber, (2000) M. G. PIAGET: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. 1ª ed. Scipione. São Paulo.
Sá, A & Louro, B (2006: pag 55). Análise Matemática I. Teoreia e Prática
Simões, V. (2009). Análise Matemática I. Amadora - Portugal: Edições Orion.
Publicado
2020-02-10
Como Citar
Sousa Sanganjo, A., Chindumbo Delfino, B., & Santos, S. (2020). O ENSINO DESENVOLVEDOR DAS OPERAÇÕES COM FUNÇÕES NO II CÍCLO DO ENSINO SECUNDÁRIO NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-CAÁLA. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 7(1), 87-96. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/179
Secção
Artigos