DEMONSTRAÇÃO DE PROPOSIÇÕES: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A BASE NA CADEIRA DE TEORIA DOS NÚMEROS DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO

  • Samuel Cuvalela Santos Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Bartolomeu Chindumbo Delfino Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Alberto Sousa Sanganjo
Palavras-chave: Proposição matemática, processo de ensino-aprendizagem, demonstração e fundamentação

Resumo

 

O presente trabalho é parte do resultado de uma investigação realizada no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo no período de 2015 a 2017. O objectivo é de organizar e estruturar os aspectos fundamentais que influenciam no processo de ensino-aprendizagem da demonstração de proposições na disciplina de Teoria dos Números na formação inicial de professores de Matemática. Os indicadores foram de carácter da lógica matemática, dos conceitos e dos teoremas como condição necessária e suficiente para o procedimento de demonstração. Do ponto de vista metodológico teve-se em conta o enfoque qualitativo baseado na análise das diferentes fontes bibliográficas consultadas, guia de observação de aulas. Fez-se uma indagação da informação recolhida e como resultado se constatou insuficiências na demonstração de proposições matemáticas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina, bem como a não evidência de uma adequada compreensão da organização e estrutura procedimental de demonstração.

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Biografias Autor

Samuel Cuvalela Santos, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Licenciando em Ciências da Educação. Professor de Física na Escola Missionaria Santa Teresinha Kamussamba – Huambo. Angola.

Bartolomeu Chindumbo Delfino, Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo

Licenciado. PhD em Ciências Pedagógicas. Professor de análise I, II, III e funcional álgebra superior, Teoria dos Números no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Angola.

Alberto Sousa Sanganjo

Licenciando em Ciências da Educação. Huambo. Angola.

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Publicado
2019-09-22
Como Citar
Santos, S., Delfino, B., & Sanganjo, A. (2019). DEMONSTRAÇÃO DE PROPOSIÇÕES: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A BASE NA CADEIRA DE TEORIA DOS NÚMEROS DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 6(4), 45-56. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/207
Secção
Artigos

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