DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO CURSO DE BIOLOGIA QUE ENFRETAM NA MODELAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENSI1NO E APRENDIZAGEM NA CADEIRA DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA I

perspectives and expectations

  • André Pedro Júnior Instituto Superior de Ciencias de la Educación. Huambo.
Palavras-chave: aprendizagem significativa; componentes impessoais do p-e-a; formação profissional

Resumo

No Departamento de Ciências da Natureza do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, o Corpo de Docentes que no Curso de Biologia trabalha com os Estudantes do 3º ano na Cadeira de Práctica Pedagógica I, na práctica de cada estudante, no exercício daquilo que está estabelecido como actividades que devem desenvolver-se, identificou-se na maioria deles dificuldades na modelação e implementação do processo de ensino aprrendaizagem (p-e-a) no que concerne os componentes impessoais (CI) ou seja (objectivos, pré-requisitos, métodos e procedimentos, meios de ensino). Dada a transcendência destes para o p-e-a, surge este trabalho para análise dos factores que favorecem essas dificuldades. Na base de métodos teóricos e impíricos foi possivel constatar a necessidade de aprofundar a investigação paramelhor percepção do problema visto que a variável estudante não é a única de que derivam as dificuldades evidênciadas.

PALAVRAS–CHAVE: aprendizagem significativa; componentes impessoais do p-e-a; formação profissional.

CHALLENGES OF THE 3RD YEAR STUDENTS OF THE BIOLOGY COURSE THAT DEAL WITH THE MODELING AND IMPLEMENTATION OF THE TEACHING AND LEARNING PROCESS IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE CHAIR I

ABSTRACT

In the Department of Natural Sciences of the Higher Institute of Educational Sciences of Huambo, the Faculty of Biology that works with the students of the 3rd year in the Pedagogical Practice Chair I, in the practice of each student, in the exercise of what is established as activities that must be developed, it was identified in most of them difficulties in the modeling and implementation of the teaching learning process (tlp) in what concerns the impersonal components (IC) ie objectives, prerequisites, methods and procedures, means of education). Given the transcendence of these to tlp, this work arises to analyze the factors that favor these difficulties. On the basis of theoretical and empirical methods it was possible to verify the need to deepen the research for better perception of the problem since the student variable is not the only one from which the evidenced difficulties derive.

KEYWORDS: meaningful learning; impersonal components of tlp; professional qualification.

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Biografia Autor

André Pedro Júnior, Instituto Superior de Ciencias de la Educación. Huambo.

Docente do Instituto Superior de Ciencias de la Educación. Huambo. Angola.

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Publicado
2020-02-10
Como Citar
Júnior, A. (2020). DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO CURSO DE BIOLOGIA QUE ENFRETAM NA MODELAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENSI1NO E APRENDIZAGEM NA CADEIRA DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA I. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 7(1), 27-36. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/210
Secção
Artigos