PROJECTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO, PORTUGUÊS NA ESCOLA, SOLUÇÃO ALTERNTIVA - PESA

  • João Boaventura Ima-Panzo Escola Superior Pedagógica do Bengo
  • Pedro Matias Promessa Marciano Escola Superior Pedagógica do Bengo
Palavras-chave: Competência comunicativa e linguística, Enfoque interactivo textual, Abordagem comunicativa, Sequência didáctica

Resumo

Este trabalho pretende apresentar os resultados da acção do projecto Português na Escola, Solução Alternativa – PESA, Projecto de Extensão Universitária da Escola Superior Pedagógica do Bengo, entre 2016 e 2018 por meio de uma breve descrição, a julgar pelo papel importante que tem desempenhado na superação de problemas linguísticos ligados à leitura, interpretação e produção textual através de uma abordagem metodológica inovadora: a da Sequência didáctica sob o fundamento da Abordagem comunicativa com Enfoque integrador e Enfoque interactivo textual. Assim, com base em diferentes recursos metodológicos como o método histórico lógico que permitiu conceber o projecto desde a sua implementação; enfoque sistémico que possibilitou a sistematização do programa do curso; análise bibliográfica, que orientou a revisão da bibliografia; aplicação de inquérito de satisfação, que permitiu medir o impacto. Apresenta-se resultados como o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª classe, ampliação do domínio metodológico específico dos estudantes de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa e realização de monografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COMÉNIO, J. (sd). Didáctica Magna. Trad. Joaquim F. Gomes. 5ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Escola Superior Pedagógica do Bengo (2018). Formulário do Projecto PESA. Bengo: ESPB

IMA-PANZO, J. (2014). As Representações dos Professores sobre o Português Língua Segunda: Linhas de Actuação. Programa de Formação Contínua para Professores do Ensino Primário em Angola. Tese de Doutoramento. Portugal: Universidade da Beira Interior.

IMA-PANZO, J. (2018). Extensão Universitária em Angola: Tendências Acções e projecções. 1ª Ed. Luanda: Mayamba editora

MARCIANO, P. & CLEMEANTE, S. (2018). Sequência Didáctica com o Género textual Conto como alternativa metodológica para elevar competência comunicativa. Monógrafia de Licenciatura. Bengo: ESPB

Conselho da Europa. (2011). Quadro Europeu Comum de Referência em Língua. Lisboa: Edições Asa. http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf

RODRIGUES, R.& CORUTTI-RIZZATTI, M. (2011). Linguística Aplicada. Florianópolis , Comissão Editoral.

SOUSA, O. & CARDOSO, M. (2011). Desenvolver Competências em Língua Portuguesa: Percursos Didácticos. 2ª ed. Lisboa. Edições Calibre.
Publicado
2019-01-09
Como Citar
Ima-Panzo, J., & Marciano, P. (2019). PROJECTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO, PORTUGUÊS NA ESCOLA, SOLUÇÃO ALTERNTIVA - PESA. Revista Órbita Pedagógica, 6(1), 94-112. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/219
Secção
Artigos