ANÁLISE SOBRE A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE NA TOMADA DE DECISÃO

  • Mariano Xavier Mário Faculdade de Economia (UJES)
  • Aurora Clara Siliveli Faculdade de Economia (UJES)
Palavras-chave: Ética, Responsabilidade social, Contabilidade

Resumo

A Contabilidade é a ciência que abrange um conjunto de técnicas para controlar o património das organizações, mediante aplicação de princípios, técnicas, normas e procedimentos contabilísticos. Assim, o presente trabalho, tem como objectivo, Analisar os princípios éticos utilizados pelos profissionais de contabilidade no exercício da sua actividade, dada a responsabilidade social. Tendo em conta os vários pressupostos, o estudo apresenta a ética como um elemento indispensável para os profissionais de contabilidade, onde proporciona-os confiança, honestidade, respeito, seriedade e valorização diante dos empresários, gestores esociedade em geral. A presente pesquisa, é qualitativa quanto a abordagem do estudo,documental e bibliográfica quanto a colecta de dados,tendo sido utilizadas fontes primárias e secundárias. A integridade ou honestidade, a objectividade, o sigilo profissional, a competência, ozelo e o comportamento profissional, destacam-se como os princípios éticos a serem observados pelo profissional contabilista no exercício da sua actividade. Sendo que a observância destes, permitem uma contabilidade com princípios e características que lhe são aceites quer a nível nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, F. J. (2005). Adesão do Contabilista ao Código de Ética de sua Profissão: Um Estudo Ciêntifico Sobre Percepções. Tese de Doutoramento em Contabilidade. São aulo, Brasil: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administraão e Contabilidade.

Barata, A. d. (1999). Contabilidade, Auditoria e Ética nos Negócios. Lisboa: Editorial Notícias.

Barreto, L. M. (2015). Formação Ética do Profissional de Contabilidade. Revista Electrónica da FANESE.

Borges, A., Rodrigues, A., e Rodrigues, R. (2010). Elementos de contabilidade geral.(Porto Editora)

Cordeiro, J. d., e Duarte, A. (2006). Profissional Contábil Diante da Nova Realidade. (Atlas, Ed.)

Decreto Presidencial Nº 232/10 de 11 de Outubro. (2011).

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (6ª Edição ed.). São Paulo: Atlas.

Gonçalves, C., e Carreira, F. (2012). O Comportamento Ético e o Profissional de Contabilidade. Lisboa: Áreas Editora, SA.
Jacomino, D. (2007). Você é Um Profissional Ético? Revista Você S.A.

Kauark, F. d., Manhães, F. C., e Medeiros, C. H. (2010). Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Itabuna-Bahia: Via Litterarum.

Lopes, J. L. (2010). Atitude dos Contabilistas Perante o Dilemas Éticos. Instituto Superior das Ciências Económicas e Empresarias.

Magro e Magro, A. (2008). Manual de contabilidade Angolano. Luanda: Banco Keve

Martins, P. L., Freitas, C., Moreira, G., Dângelo, L., e Dias, V. (2015). Responsabilidade Social Aplicada Na Contabilidade. Rio de Janeiro: Simpósio de Excêlencia em Gestão e Tecnologia.

Masiero, G. (2007). Administração de Empresas. São Paulo: Saraiva.

Merlo, R. A., e Pertuzatti, E. (2005). Cidadania e Responsabilidade Social do Contador Como Agente Conscientização Tributária das Empresas e da Sociedade.

Pereira, T. A. (2017). A Ética do Contábil no Cotidiano do Profissional Contabilista. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Rodrigues, A. K. (2009). O Profissional Contábil e as Exigências do Mercado de Trabalho no Município de Juína. Fculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena.

Sá, A. L. (2013). Ética Profissional. São Paulo: Atlas.

Santos, M. L. (2009). A Importância do Profissional Contábil na Contabilidade Gerencial. Revista Cientifica do Departamento de Ciências Júridicas,Políticas e Gerenciais do Uni-BH. Acesso em 20 de Março de 2018

Silva, A. C., Dias, B. B., Alves, F. J., Boarin, J. J., Shwez, N., Cota, S. R., e Wojcicki, S. C. (2008). Abordagens Ética para o Profissional Contábil: Conselho Federal de Contabilidade. São-Paulo: Duetto Propanganda.

Szüster, N., Szüster, F. R., e Szüster, F. R. (2005). Contabilidade: atuais desafios e alternativa para seu melhor desempenho. Revista Contabilidade & Finanças, 16(38), 20–30.

Tamo, K. (2012). Metodologia de investigação em Ciências Sociais: Como elaborar um Trabalho de Fim de Curso em Gestão. Luanda-Angola: Capatê-Publicações, Lda.

Teixeira, S. (2012). Gestão das Organizações (2ª ed.). São Paulo: Atlas.

Yoshitake, M., Perez, E., Silva, A. P., Ferreira, E. E., e Caldos, M. A. (2013). O Papel do Contador Como Consultor nas Micro e Pequenas Empresas. Universidade Cidade de São Paulo.
Publicado
2019-04-17
Como Citar
Mário, M., & Siliveli, A. (2019). ANÁLISE SOBRE A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE NA TOMADA DE DECISÃO. Revista Órbita Pedagógica, 6(2), 83-98. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/240
Secção
Artigos