A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE. O CASO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO

  • Paula Margareth Lundungo Ferreira Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: Psicologia, prática docente, ISCED-Huambo

Resumo

O presente estudo surgiu a partir de discussões durante as aulas de Psicologia Geral, onde se debate sobre as contribuições da Psicologia para a educação e, em especial, para a formação do docente. Assim, o objectivo do trabalho é realçar a importância da psicologia de forma mais intensa na formação docente. Sendo que, a psicologia é a área do saber cuja fundamentação teórica contribui para melhor compreender e explicar o comportamento humano, bem como os aspectos emocionais no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa investigação- acção foi realizada através da aplicação de um inquérito por questionário referente à temática estudada com os alunos do 1º ano dos cursos de: Química, Linguística/Português, Inglês e Física do Instituto Superior de Ciências da Educação da Província do Huambo. Nesse sentido fez-se necessário detectar as concepções dos futuros professores sobre a importância da psicologia Geral para a formação docente, se essas oferecem subsídios suficientes nos seus conteúdos programáticos para que os alunos saibam compreender e identificarem os fenómenos educativos no ambiente escolar. Os resultados indicam que os estudantes reconhecem a importância da disciplina de psicologia geral como fundamental para a prática docente por conter teorias que possibilitam a compreensão de comportamentos. Sobre a relação teoria e prática foram consideradas pelos entrevistados como satisfatórias e muito satisfatórias.

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Publicado
2019-05-20
Como Citar
Ferreira, P. (2019). A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE. O CASO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO. Revista Órbita Pedagógica, 6(3), 52-63. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/256
Secção
Artigos