A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM DETRIMENTO A APRENDIZAGEM MECÂNICA

  • Wanderley Pivatto Brum Universidad Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Ensino de matemática, teoria da aprendizagem significativa, aprendizagem mecânica, sala de aula

Resumo

Neste trabalho de cunho teórico, é proposto alguns princípios facilitadores para a aprendizagem significativa de Ausubel no ensino de matemática em detrimento a aprendizagem puramente mecânica, sem significado para o estudante. Parte-se das premissas de que o ensino só será exitoso se a aprendizagem for exitosa e a aprendizagem é o fim e o ensino o meio. Professor e aluno se relacionam o tempo todo e a sala de aula torna-se um espaço privilegiado para negociação de significados, compartilhamento de ideias e atividades colaborativas. Não são ideias novas, mas podem servir de motivação à todos que desejam mudar sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27ª edição. São Paulo: Paz e Terra.

MENDES, R.D. (2012). Dialogando saberes: pesquisa e prática de ensino na formação de professores de ciências e biologia. Revista Ensaio, v.2, n.3, p. 24-45,

MOREIRA, M.A. (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS.

MOREIRA, M.A. (2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB,

MOREIRA, M.A. (2011). Unidades de Enseñanza Potencialmente SignificativasUEPS. Aprendizagem Significativa em Revista. Porto Alegre,v.1,n.2,p.43-63.

MOREIRA, M.A. (2012). Afinal, o que é aprendizagem significativa. Revista Qurriculum, n.25; p. 29-56,.

MOREIRA, M.A.; MASINI, F.S.E. (2009). Aprendizagem significativa: condições para sua ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor.

NOVAK, J.D. (2010). Learning, creating, and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. 2ª. ed. New York and London: Routledge.

PAIS, L.C. (2013). Ensinar e aprendermatemática. Belo Horizonte: Autêntica,.

POZO, J. I. (2005). Aquisição do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed,
Publicado
2018-08-23
Como Citar
Brum, W. (2018). A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM DETRIMENTO A APRENDIZAGEM MECÂNICA. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 2(2), 105-118. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/40
Secção
Artigos