ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES NOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO – HUAMBO

  • Bartolomeu Chindumbo Delfino Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Reinaldo Sampedro Ruiz Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: Metodologia, gráficos de funções, procedimentos de construção

Resumo

Este artigo descreve de forma metodológica e sintética aquilo que é a construção de gráficos aplicando procedimentos sistematizados de modo a desenvolver habilidades aos estudantes do 1º ano de Matemática do ISCED – Huambo, pois é onde se constatou a existência de insuficiência no tema de aplicações de derivadas concretamente a construção de gráficos, depois da aplicação de diferentes instrumentos de investigação. Para superar estas dificuldades, apresenta – se nesta obra orientações metodológicas para construir gráficos com exemplos ilustrativos, de maneira que possa servir como material de consulta para professores e estudantes, minimizando as dificuldades do problema diagnosticado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ballester, S.(1995). Didáctica de la Matemática. Tomo I y II. ED. Pueblo y Educación. La habana, Cuba.

Baron, M. E. 1985. Curso de Historia da matemática. Brasilia: UNB.

Brun, J. (2000). Didáctica das Matemáticas. Horizontes Pedagógicos. Lisboa Portugal: Divisão Editorial.

Courant, R. 2000. O que é Matemática? Ciência Moderna: Rio de Janeiro.

Davidson, L. J., & Reguera, R. R. (S/A). Problemas da Matematica Elementar I. Cuba: Problue y educacion.

Demidovitch, B. (1993). Problema e Exercícios de Análise Matemática . Lisboa : Escolar Editora.

Fernández, C. S. (1982). Análisis Matemático Tomo I . PLaya, Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y
Educación.

Fernández, C. S. (1982). Análisis Matemático Tomo I . PLaya, Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y
Educación.

Ferreiras, M. V. (2014). Matematica para consurso Calculo e Geometria Analitica. Obtido em
www.matematicaparaconcurso.com/site/index.php?option= com_content&view=article&id=226:historia-docalculo&catid=62:historia damatematica-de Outubro de 2014.

Iezzi, G. (2004). Fundamentos de Matemática elementar I. 8ª Edição: São Paulo Editoras.

Jungk, W. (1985). conferencia sobre Metodologia de la enseñanza de la Matematica 1. Playa, ciudade de la Habana: Editorial Pueblo y Educacion

Kreiszig, E. (1985). Matemática Superior. Libros Técnicos y Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 2a. Edition.

Leandro, H. (2007). Comentarios Metodológicos de lo Enseña de la Matemática. Cuba. Universidad de Ciego de Ávila. Conferencia Magistral.

Milian, M. H., & Jamba, M. (2012). Análisis Matemático de las Funciones Reales en una Variabler . Luanda -Angola: Mayamba Editora.

Oliveira, H. B. (2008). Apontamentos de Analise Matemática I. Universidade do Algarve.

Safier, F. (2003). Teoria e Problema de pré – cálculo. 1ª Edição: Porto Alegre Editoras.

Seber, (2000) M. G. PIAGET: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. 1ª ed. Scipione. São
Paulo.

Simões, V. (2009). Análise Matemática I. Amadora - Portugal: Edições Orion.

Souza, V. C. (2001). Origem do calculo diferencial e integral. Rio de Janeiro.
Publicado
2018-08-23
Como Citar
Delfino, B., & Ruiz, R. (2018). ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES NOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO – HUAMBO. Revista Órbita Pedagógica, 2(2), 151-160. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/46
Secção
Artigos