TECNOLOGIAS EMERGENTES: PROPOSTA DE ACÇÕES PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO PROCESSO DOCENTE EDUCATIVO

  • João Baptista Machado Sousa Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Jeorgina Lucinda Kwexila Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: tecnologias emergentes, entornos colaborativos, ISCED, Huambo

Resumo

Uma análise realizada ao informe “Horizon, 2009-2014”, permitiu identificar algumas tendencias tecnologicas emergentes que implicam e seguirão implicando na educação superior na actualidade, e dentro de pouco tempo. Dentre as quais se destacam o uso massivo de entornos colaborativos. Neste artigo, propomos algumas acções para favorecer o uso destas ferramentas no processo docente educativo no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adell, J. Castañeda, L. (2012). Tecnologias emergentes, pedagogies emergentes? En J. Hernandez, M. Pennesi, D.

Sobrino y A. Valquez (coord). Tendencias emergentes con TIC. Barcelona: Associación Espiral, Educación y Tecnologia. Pags 13-32. ISBN: 978-84-616-0448-7

Castañeda, L. y Adell, J. (Eds.). (2013). Entornos Personales de Aprendizaje: claves para el ecosistema educativo en red. Alcoy: Marfil

Martín, A.M.; Domínguez, M.; Paralera, C. (2011). El entorno virtual: un espacio para el aprendizaje colaborativo [artículo en línea]. EDUTEC, Revista Electrónica de Tecnología Educativa. Núm. 35/Marzo/2011. [5/10/2013] http://edutec.rediris.es/revelec2/revelec35/ ISSN: 11359250.

Moncada, C; Ochoa, D; Coronel, J. (2014). Implementar tecnologías emergentes como recursos para la mejora del desempeño delprofesor en su formación continua. 2° Congreso Internacional sobre Formación Profesor en Iberoamérica.CENID. México. ISSN: 2007-7963Vol. 02, Año 02

Pozo, K. (2011).Tecnologías emergentes, competencias digitales relevantes para el profesorado universitario en la sociedad del conocimiento. Universidad Autónoma de Barcelona. Espanha.

Rodríguez, R. (2011).Las tecnologías emergentes y sus retos educativos. Universidad Pablo de Olavide (UPO)

Sousa, J.B.M.& Díaz, G. (2015). Fundamentos y principios para la superación en ambientes virtuales. Editorial Académica Española. Alemanha. ISBN 978-3-659-09494-1

Sousa, J.B.M. (2015).La superación profesional de profesores en ambientes virtuales de enseñanza -aprendizaje. Tesis doctoral. UCPEJV. La Habana. Cuba

SOUSA, J.B.M. (2015). Critério para a selecção de uma plataforma educativa para a formação inicial e permanente de professores do instituto superior de ciências de educação do huambo. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 2(2), 29-36. Disponível em http://revista.isced-hbo.ed.ao/index.php/rop/article/view/161

Veletsianos, G. (2010). A definition of emerging technologies for education. En Veletsianos, G. (ed.) Emerging technologies in distance education (pp. 3-22). Athabasca, CA: Athabasca University Press.
Publicado
2015-09-09
Como Citar
Sousa, J. B., & Kwexila, J. (2015). TECNOLOGIAS EMERGENTES: PROPOSTA DE ACÇÕES PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO PROCESSO DOCENTE EDUCATIVO. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 2(3), 09-16. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/48
Secção
Artigos