PROPOSTA DE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A DETERMINAÇÃO DO CARÁCTER DE UMA SÉRIE NUMÉRICA POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE HUAMBO, ANGOLA

  • Bartolomeu Chindumbo Delfino Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • Hélder Jorge Barroso Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
  • José Cruz Bumba Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: Orientações Metodológicas, Carácter da série numérica, ensino e aprendizagem

Resumo

Através de diferentes instrumentos de investigação, se constatou que existem insuficiências por parte dos estudantes do 1º e 2º ano de Matemática do ISCED-Huambo, na disciplina Análise Matemática Matemática I no tema Séries Numéricas especificamente em conteúdos relacionados com a determinação de seu carácter. Para superar essas dificuldades, elaborou-se a presente obra com orientações metodológicas para determinar a convergência ou divergências de uma série numérica, com exemplos resolvidos. As orientações metodológicas apresentadas servirão de apoio para os professores e estudantes, e contribuirá para a perfeiçoar o trabalho com Séries Numéricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ballester, S. et al. (1992). Metodologia do Ensino da Matemática. 2ª Edição. Tomo I Havana.: Editorial Povo e Educação.

Brun, J. (2000). Didáctica das Matemáticas. Horizontes Pedagógicos. Lisboa Portugal: Divisão Editorial.

Davidson, L. J.,& Reguera, R. R. (S/A). Problemas da Matematica Elementar I. Cuba: Povo e Educação.

Demidovitch, B. (1993). Problema e Exercícios de Análise Matemática. Lisboa: Escolar Editora.

Fernández, C. S. (1982). Análisis Matemático Tomo I .PLaya, Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Povo e Educação.

Fernández, C. S. (1982). Análisis Matemático Tomo I .PLaya, Ciudad de La Habana, Cuba: Editorial Povo e Educação.

Ferreiras, M. V. (2014). Matematica para consurso Calculo e Geometria Analitica. Obtido em www.matematicaparaconcurso.com/site/index.php?option= com_content&view=article&id=226:historia-do-calculo&catid=62:historia damatematica-de Outubro de 2014.

Iezzi, G. (2004). Fundamentos de Matemática elementar I. 8ª Edição: São Porto Editoras.

Jungk, W. (1985). Conferencia sobre Metodologia de la enseñanza de la Matematica 1.Playa, Ciudade de la Habana: Editorial Povo e Educacao.

Kreiszig, E. (1985). Matemática Superior. Libros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 2a.Edition.

Leandro, H. (2007). Comentarios Metodológicos de lo Enseña de la Matemática. Cuba. Universidad de Ciego de Ávila. Conferencia Magistral.

Milián, M. H. J (2005). Una concepción en la enseñanza da Matemática para propiciar aprendizaje desarrollador. Habana. Cuba: Tese Doutoramento.

Milian, M. H., & Jamba, M. (2012). Análisis Matemático de las Funciones Reales en una Variable.Luanda - Angola: Mayamba Editora.

Oliveira, H. B. (2008). Apontamentos de Analise Matemática I. Universidade do Algarve.

Safier, F. (2003). Teoria e Problema de pré – cálculo. 1ª Edição: Porto Alegre Editoras.

Thomas, G. B. (2009). Cálculo. Brasil: Person Education.

Vicente, M. F., & Morote, A. R. (s.f.). Como dirigir el proceso de formación de habilidades Matemáticas . Instituto Superior Pedagogico Frank País García, Santiago de Cuba, Cuba.

Baron, M. E. (1985). Curso de Historia da matemática. Brasilia: UNB.

Courant, R. (2000). O que é Matemática? Ciência Moderna: Rio de Janeiro.
Publicado
2018-08-23
Como Citar
Delfino, B., Barroso, H., & Bumba, J. (2018). PROPOSTA DE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A DETERMINAÇÃO DO CARÁCTER DE UMA SÉRIE NUMÉRICA POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE HUAMBO, ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 2(3), 85-96. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/54
Secção
Artigos