USO DO EXCEL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR

  • Madalena Garreth Albino Hungulo Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo
Palavras-chave: Programação Linear, resolução de problemas, Excel-Solver

Resumo

O uso do computador para a resolução de problemas de Pesquisa Operacional é de grande importância e este poderoso meio permitiu processar os dados a uma velocidade extraordinária e impulsionou a afirmação da Pesquisa Operacional como ciência. Processam-se os dados por meio de softwares e outras ferramentas mais simples como o Solver que é um suplemento do Microsoft Excel. No programa analítico da disciplina estão programadas 30 horas durante 1 semestre lectivo para aulas práticas usando softwares na resolução de Problemas de Programação Linear mas infelizmente não se cumpri na íntegra por falta de disponibilidade no laboratório de informática da instituição. Por este motivo é pertinente mostrar aos estudantes e aos demais interessados na área que podemos minimizar tais dificuldades com ferramentas mais simples e de fácil acesso como o Solver, que o faz a partir de uma planilha do Excel por meio de uma combinação de fórmulas ligadas à célula destino. Através de um exemplo pretendemos ilustrar tal procedimento no desenvolvimento do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albino, M. G., Kwexila, J. L., & Ferreira, T. C. (Julho de 2011). Criação de um departamento para a gestão das Tic´s no ISCED-HUAMBO. Angola-Moçambique.

Guerreiro, J., Magalhães, J., & Ramalhete, M. (1985). Programação linear. Volume II. Portugal: McGraw-Hill.

Hillier, F. S., & Lieberman, G. J. (2010). Introdução à Pesquisa Operacional. Porto Alegre: McGraw-Hill e bookman.

ISCED-HUAMBO. (2009). Programa Analítico de Pesquisa Operacional. Huambo, Angola.

Ramalhete, M., Guerreiro, J., & Magalhães, J. (1984). Programação Linear. Volume I. Portugal: McGraw-Hill.

Taha, H. A. (2008). Pesquisa Operacional. 8ª Edição. São Paulo: Pearson.
Publicado
2018-08-24
Como Citar
Hungulo, M. (2018). USO DO EXCEL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131, 4(1), 85-92. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/91
Secção
Artigos