RESOLUÇÃO DE EXERCICIOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA 6ª CLASSE DA ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO No. 5 AVIAÇÃO DE HUAMBO, ANGOLA

  • Marcelino Dumbo Wambo Escuela de Enseñanza Primaria No. 5 Aviação, Huambo
  • Luis Téllez Lazo Universidad de Las Tunas
Palavras-chave: aprendizagem, exercícios, ensino da Matemática

Resumo

Nesta pesquisa surge da necessidade de resolver os problemas que apresentam os alunos da Escola do ensino primário Nº.5 Aviação de Huambo, Angola, sobretudo aqueles com dificuldades de trabalhar com a adição e subtracção de fracções, em particular na identificação do denominador comum. O objectivo da pesquisa é de criar um conjunto de recomendações metodológicas que sirvam de base para a resolução de exercícios de Matemática. Os exercícios resolvidos e propostos, antes de mais, reflectem situações típicas da aprendizagem destes conteúdos da 6ª classe do ensino primário. Os exercícios foram submetidos à avaliação de um grupo de especialistas que permitiu o seu aperfeiçoamento antes de serem utilizados nas aulas de Matemática com alunos da 6ª classe na referida escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Addine, F. (2004). Didáctica teoría y práctica. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Álvarez de Zayas, C. (1998). La escuela en la vida. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Barreto, B y Da Silva, X. (2003). A matemática aula por aula. São Paulo: FTD.

Bemba, M. (2012). Realidades de las escuelas angoleñas del segundo ciclo de la enseñanza secundaria sobre la instrucción heurística en la matemática. http://www.ulsa.edu.mx/public_html/publicaciones/onteanqui/b10/ambientes.html]. [Consulta: 22-07-
2013]

Carvalho, A. (2007). Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem. In: 18° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Brasil: EPENN.

Chitue, M. (2015). Estrategia Didáctica para la resolución de ejercicios de matemática para los alumnos de sexto grado de la Escuela Primaria No. 5 Aviação de Huambo, Angola. (CD-ROM) En: MEMORIAS DE INNOED 2015 (Código EIE-36). Las Tunas.

Polya, G. (1953). Matemáticas y razonamiento plausible. Ed. Tecnos. Madrid.

Poggioli, L. (1999). Estrategias de resolución de problemas. Serie enseñando a aprender. Caracas: Fundación Polar.

Vigotsky, L. S. (1984). Pensamiento y Lenguaje. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.
Publicado
2018-08-24
Como Citar
Wambo, M., & Lazo, L. (2018). RESOLUÇÃO DE EXERCICIOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA 6ª CLASSE DA ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO No. 5 AVIAÇÃO DE HUAMBO, ANGOLA. Revista Órbita Pedagógica, 4(1), 113-122. Obtido de http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/94
Secção
Artigos