Revista Órbita Pedagógica. ISSN 2409-0131 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP <p><strong>A Revista Órbita Pedagógica </strong><strong>(RÓP)</strong> do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola, é arbitrada e de carácter multidisciplinar; destina-se à divulgação de resultados de investigação científica (artigos científicos, ensaios, relatos de experiências, notas científicas, notas técnicas e revisões bibliográficas inéditos), abrangendo as áreas de Ciências de Educação. O objectivo desta revista é de estimular a reflexão e o debate científico a nível local, regional e internacional.</p> <p>RÓP publica quadrimestralmente, nos meses de <strong>Janeiro</strong> (Janeiro-Abril), <strong>Maio</strong> (Maio-Agosto) e <strong>Setembro</strong> (Setembro-Dezembro).</p> pt-PT umestre@gmail.com (Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo) umestre@gmail.com (Dr.C. Ulises Mestre Gomez) Dom, 22 Set 2019 06:24:26 +0000 OJS 3.1.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO PROFISSIONAL DA FUNÇÃO DOCENTE-METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/275 <p>A investigação está inserida numa das demandas do século XXI para um melhor desenvolvimento da Educação Superior, que é a mudança do modelo tradicional de ensino por um novo modelo de qualidade na massificação. Neste sentido, trabalhou-se com a função docente-metodológica na Educação à Distância, uma das funções que deve cumprir o professor universitário de hoje. O trabalho tem como objectivo propor uma estratégia de superação profissional da função docente-metodológica, a partir dos resultados e experiências aplicadas, como contribuição para o melhoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem desta modalidade de estudo. Responde a um paradigma qualitativo fundamentado numa perspectiva interpretativa centrada no entendimento. A estratégia estrutura-se em quatro etapas: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação e, integra um conjunto de acções teórico-metodológicas dirigidas para potencializar o cognitivo, as habilidades, o tacto e a actuação dos professores enquanto entes facilitadores do conteúdo e também como conselheiros e guias. Estas qualidades sugerem o que fazer em cada acção, como fazê-lo e por que fazê-lo, como contributo prático da investigação.</p> Ángela del Carmen Cosme Valladares, Rigoberto Hernández Águila ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/275 Dom, 22 Set 2019 04:25:34 +0000 PRINCIPIOS BÁSICOS PARA LA ESTIMULACIÓN DE LOS ESTUDIANTES CON TALENTO http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/276 <p>El presente trabajo, aborda los principios para estimular al talento y su naturaleza dialéctica en el proceso docente educativo. Ellos son el punto de partida, los presupuestos teóricos y metodológicos que sirven de soporte para la estimulación integral y harmoniosa de estos estudiantes con altas capacidades, preparándoles para la vida, para el trabajo y para la ciudadanía.</p> André Artur Dalama Tchipaco ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/276 Dom, 22 Set 2019 04:36:43 +0000 COMPORTAMIENTO DE LAS COMPETENCIAS DIGITALES EN ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/277 <p>Se indaga sobre el desarrollo de aprendizajes en estudiantes con necesidades educativas especiales a partir del desarrollo de competencias digitales en los programas de inclusión educativa implementados en la Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación, de la Universidad Técnica de Manabí. El objetivo planteado se enfocó en determinar el estado en que se encuentra la relación herramientas tecnológicas, aprendizaje estudiantil y desarrollo de competencias digitales. Se realizó un estudio de campo utilizando el método inductivo – deductivo, aplicando encuestas a estudiantes y docentes de la facultad. Como resultados del estudio se comprendió que para aprender deben desarrollar competencias digitales, las cuales se fortalecen a partir de la interacción desde la discapacidad con los contenidos de aprendizaje en interacción con los medios digitales; se conoció también que existe coincidencias entre los participantes en cuanto a que las TIC han favorecido el aprendizaje de estudiantes con necesidades educativas especiales. Se concluye que las competencias digitales forman parte esencial en el proceso de enseñanza-aprendizaje para estudiantes con discapacidad y que el uso variado de medios como videos tutoriales, Power Point , bibliotecas digitales, wikis y otros estimulan en gran medida el desarrollo individual y grupal de estos estudiantes.</p> Junior Joel Cedeño Cevallos, Andrés Sigifredo Loor Bravo, Gabriel Rodolfo García Murillo, José Grismaldo Pico Mieles ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/277 Dom, 22 Set 2019 04:50:34 +0000 DEMONSTRAÇÃO DE PROPOSIÇÕES: UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A BASE NA CADEIRA DE TEORIA DOS NÚMEROS DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DO HUAMBO http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/207 <h2>&nbsp;</h2> <p>O presente trabalho é parte do resultado de uma investigação realizada no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo no período de 2015 a 2017. O objectivo é de organizar e estruturar os aspectos fundamentais que influenciam no processo de ensino-aprendizagem da demonstração de proposições na disciplina de Teoria dos Números na formação inicial de professores de Matemática. Os indicadores foram de carácter da lógica matemática, dos conceitos e dos teoremas como condição necessária e suficiente para o procedimento de demonstração. Do ponto de vista metodológico teve-se em conta o enfoque qualitativo baseado na análise das diferentes fontes bibliográficas consultadas, guia de observação de aulas. Fez-se uma indagação da informação recolhida e como resultado se constatou insuficiências na demonstração de proposições matemáticas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina, bem como a não evidência de uma adequada compreensão da organização e estrutura procedimental de demonstração.</p> Samuel Cuvalela Santos, Bartolomeu Chindumbo Delfino, Alberto Sousa Sanganjo ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/207 Dom, 22 Set 2019 00:00:00 +0000 LAS FUNCIONES MATEMÁTICAS. UNA PROPUESTA DE ANÁLSIS TECNODIDÁCTICO-MATEMÁTICO http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/278 <p>El objetivo del presente artículo es presentar una propuesta de análisis tecnodidáctico-matemático para la integración del software interactivo Geogebra en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las funciones matemáticas. Mediante la aplicación de entrevistas y encuestas a los profesores que imparten matemática en las carreras universitarias de la Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz, se constató la insuficiente integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática. También, se empleó la revisión bibliográfica y el análisis-síntesis para indagar sobre la utilización las Tecnologías de la Información y la Comunicación desde un enfoque didáctico en dicho proceso y determinar el análisis tecnodidáctico-matemático como marco teórico de referencia. El análisis tecnodidáctico-matemático asume las nociones teóricas que ofrecen el Enfoque Ontosemiótico de la Cognición e Instrucción Matemática, el Modelo Teórico del Conocimiento del Contenido Pedagógico Tecnológico y el Modelo Teórico del Conocimiento Tecnológico Pedagógico‐Práctico Disciplinar.</p> <p>&nbsp;</p> Carmen Fortuna González Trujillo, Nancy Montes de Oca Recio, Sonia Guerrero Lambert ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/278 Dom, 22 Set 2019 05:13:00 +0000 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/279 <p>No artigo, há uma caracterização do estado atual do processo de avaliação da qualidade, tanto na produção, serviços quanto no setor educacional. O processo evolutivo da qualidade como um sistema e os métodos ou métodos para avaliar a qualidade dos serviços são descritos. As características gerais dos modelos são dadas como: Lacunas, Escala SERVQUAL, Escala SERVPERF, qualidade percebida, triângulo de serviço entre outros. Ênfase é colocada na avaliação da qualidade da educação e das características fundamentais que esse sistema deve ter; É um processo sistemático, é baseado em informações válidas e confiáveis, refere-se não apenas aos produtos, mas também aos processos, contextos e insumos da educação, é usado para julgar, qualificar e comprometido com a mudança educacional, com a melhora.</p> <p>&nbsp;</p> Luiambo Tchitula Matacano, Alberto Hernández Flores ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/279 Dom, 22 Set 2019 05:29:55 +0000 CARACTERIZAÇÃO E NECESSIDADE DE INVENTARIAÇÃO E GEOCONSERVAÇÃO DA GEOLOGIA GERAL DE ANGOLA NAS REGIÕES DO NORTE, INTERIOR E LITORAL http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/280 <p>&nbsp;</p> <p>Angola possui uma vasta geodiversidade desde as formações geomorfológicas litorâneas às mais centrais estabelecidas na plataforma do cratão do Congo. As mesmas revelam-nos o transcurso histórico de mutações terrestres do ponto de vista de sua génese geológica. A parte norte do país, destaca-se por apresentar afloramentos cujas propriedades estão datadas às eras primárias de formação da Terra (prêcambriano) e que por sinal conforma-se o território onde se encontram em maior escala os depósitos ou regiões kimberlíticas ao nordeste de Angola. Os fenómenos vulcanogênicos também apresentam vestígios, observável nas características do relevo, essencialmente no centro do país, apresentando-se nas rochas disposições graníticas e basálticas. O Clima também exerceu grande influência nas características dos afloramentos ao longo do tempo, em que se destacam os inselbergs, como estruturas esculpidas pela natureza, trazendo valor acrescentado às belezas naturais de Angola. Todavia, todo este rico panorama não é acompanhado na realidade africana de um estudo pormenorizado, de inventários actuais sobre estas estruturas, nem sequer programas de geoconservação são gizados com objectivo de valorizar, conservar e divulgar este património.</p> <p>&nbsp;</p> Waldemar Sérgio Tavares ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/280 Dom, 22 Set 2019 05:39:35 +0000 FORMACIÓN PEDAGÓGICA Y ENSEÑANZA ARTÍSTICA: UNA EXPERIENCIA EN LA UNIVERSIDAD DE LAS ARTES, FILIAL HOLGUÍN-CUBA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/281 <p>En Cuba existe un sistema de enseñanza artística bien articulado que contribuye de manera decisiva a la formación integral de los talentos que a ella ingresan. La Universidad de las Artes asume también la novedosa concepción de la Nueva Universidad Cubana, y en ella resulta fundamental el dominio de los conocimientos artísticos pedagógicos para elevar la calidad del proceso de formación de los futuros profesionales del arte. Este trabajo describe la experiencia de la formación pedagógica inicial que reciben los estudiantes de la Licenciatura en Música, perfil Canto, de la Universidad de las Artes en la Filial de Holguín y que cuenta ya, con una experiencia curricular sistemática. Se describen los contenidos fundamentales que reciben los futuros profesionales y sus principales resultados. Aborda, además las acciones pedagógicas en la formación continua de los artistas-pedagogos, experiencia que cuenta ya con más de cinco cursos con resultados alentadores. Este proceso de profesionalización se entiende hoy como una mejora continua y sistemática de su cualificación académica, lo cual presupone un cambio en todos los órdenes, tanto en la labor profesional como en las concepciones de la praxis del docente que resultaban fundamentalmente empíricas. Estas vías han ido demostrando su pertinencia, en la dinámica del proceso de profesionalización pedagógica en la Universidad de las Artes y los resultados parciales son apreciables.</p> <p>&nbsp;</p> Diana Rosa Segreo Mariño, María de los Ángeles Mariño Sánchez ##submission.copyrightStatement## http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/281 Dom, 22 Set 2019 05:47:17 +0000 ESTUDO DAS DINÁMICAS DA EDUCAÇÃO E CULTURA EMPREENDEDORA: A ÁFRICA SUBSARIANA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/214 <p>A relevância do empreendedorismo e inovação é cada vez mais evidente devido ao papel fundamental que desempenham na sociedade e economia o que tem tornado esta temática num importante alvo de estudo. A procura pela compreensão do espírito de iniciativa desde a sua origem tem sido crescente, no sentido de perceber qual a melhor forma de estimular cada vez mais e melhores empreendedores. Este trabalho tem como objetivo estimular os estudantes e não só a desenvolverem o espírito de empreender em várias vertentes e também para terem alguma noção de como vai se desenvolvendo o empreendedorismo na região subsariana de África. O presente artigo teve como evidencia a revisão de certa bibliografia relativa ao processo de empreendedorismo no sentido lato e suas particularidades bem como a busca de uma base de dados Global Entrepreneurship Monitor (GEM) que nos forneceu os dados para realização do trabalho a que nos propomos sobre o empreendedorismo na África Subsariana.</p> <p>&nbsp;</p> Teófilo Domingos Chihaluca ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/214 Dom, 22 Set 2019 05:53:49 +0000 A EXTENSÃO DA MONODOCÊNCIA NO ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA E A QUALIDADE DE ENSINO: CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/245 <p>Este trabalho tem como título “A extensão da monodocência no ensino primário em Angola e a qualidade de ensino: contributos para uma reflexão crítica”. O mesmo objectiva apresentar uma reflexão crítica em torno da extensão da monodocência, enfocando as racionalidades que estiveram subjacentes na sua concepção e implementação, procurando gerar novas lentes de compreensão sobre o impacto desse processo complexo na qualidade do ensino. A educação em Angola, que trouxe significativas mudanças no trabalho docente, tem atravessado momentos pautados por avanços e retro­cessos de política educativa, que condicionaram sua evolução positiva e sua afirmação no cenário internacional e até mesmo regional. Nesse contexto, adopta-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa e Socio-critica de pesquisa. Para a obtenção dos dados privilegiámos a recolha bibliográfica e a análise documental. Do ponto de vista de um olhar cirúrgico e com base às várias evidências que desfilam no corpo do texto, os dados apontam que, a extensão do regime da monodocência, que pretendida eficaz por impulso regulatório e por uma racionalidade centralizada está desadaptada, por um lado, porque impõe exigências curriculares a um professor formado monoliticamente, por outro porque a sua implementação antecipou-se à resolução de muitos problemas ligados à gestão. Não se tiveram em atenção as condicionantes basilares, como a formação séria do corpo docente e criação de infraestruturas, antes da implementação, e certos efeitos desse sistema, ainda estão por ocorrer, por causa da inobservância de outros pressupostos imprescindíveis, que sustentam as reformas educacionais bem sucedidas.</p> <p>&nbsp;</p> António Luis Julião ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/245 Dom, 22 Set 2019 00:00:00 +0000 LAS NEUROCIENCIAS Y LA MARCA PERSONAL DEL DOCENTE EN EL CONTEXTO EDUCATIVO ACTUAL http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/282 <p>En el contexto educativo actual, marcado por la revolución tecnológica y por la presencia de un escenario donde se requiere de un comportamiento emocionalmente inteligente, la búsqueda de alternativas didácticas que provengan de las neurociencias como herramienta científica, deviene un desafío de gran impacto para las ciencias pedagógicas. En tal sentido, el presente artículo utilizó el análisis documental y la triangulación teórica, de forma tal que se logre articular las vertientes conceptuales que revisten hoy las perspectivas académicas de las neurociencias y la importancia de la gestión de la marca personal del docente en el contexto educativo actual. Por ello se definió como objetivo general determinar los fundamentos teóricos metodológicos que sustentan el impacto interdisciplinar entre las neurociencias y la didáctica, para evidenciar la gestión de una marca personal del docente, basado en la inteligencia emocional. Como resultado general se propuso una compilación que sirve de material bibliográfico para futuras investigaciones en estas áreas de las ciencias, de ahí su novedad y pertinencia científica.</p> Emma Yolanda Mendoza Vargas, Guadalupe Murillo Campuzano, Jenny Maldonado Castro ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/282 Dom, 22 Set 2019 06:11:15 +0000 ESTRATEGIA DE FORMACIÓN CONTINUA PARA LA GESTIÓN DIDÁCTICA DE LA EVALUACIÓN DE COMPETENCIAS EN LA SECUNDARIA BÁSICA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/283 <p>El presente artículo tiene como propósito la ubicación del tema tanto en el orden teórico, contextual respecto a la formación continua del docente de la Secundaria Básica referido a la gestión didáctica de la evaluación de competencias. Por ello, en primer lugar, se realiza una caracterización de la situación problemática en el ámbito colombiano y se valoran, además, diversas tendencias sobre la problemática, como premisa para el logro de tal propósito desde el proceso formativo escolar; para lo que se propone sucintamente una estrategia de formación continua que cumplimente tales fines. Para su elaboración fueron utilizados esencialmente métodos y técnicas de carácter teórico como la modelación, el análisis-síntesis, la inducción-deducción y la concreción-abstracción característicos de este tipo de estudio.</p> Harold Alberto Valencia Torres, Evelio F. Machado Ramírez, Concepción Elizabeth Marcillo García ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/283 Dom, 22 Set 2019 06:20:30 +0000