Revista Órbita Pedagógica http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP <p><strong>A Revista Órbita Pedagógica </strong><strong>(RÓP)</strong> do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola, é arbitrada e de carácter multidisciplinar; destina-se à divulgação de resultados de investigação científica (artigos científicos, ensaios, relatos de experiências, notas científicas, notas técnicas e revisões bibliográficas inéditos), abrangendo as áreas de Ciências de Educação. O objectivo desta revista é de estimular a reflexão e o debate científico a nível local, regional e internacional.</p> <p>RÓP publica quadrimestralmente, nos meses de <strong>Janeiro</strong> (Janeiro-Abril), <strong>Maio</strong> (Maio-Agosto) e <strong>Setembro</strong> (Setembro-Dezembro).</p> pt-PT editor.revista@isced-hbo.ed.ao (Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo) joao.sousa@isced-hbo.ed.ao (Dr.C. João Baptista Machado Sousa) Qui, 10 Jan 2019 15:59:41 +0000 OJS 3.1.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/216 <p>Há um compromisso da Direcção do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo em melhorar os seus processos substantivos, entre estes, destacam-se a investigação científica e a consequente publicação dos resultados alcançados. Este comprometimento ratifica a necessidade de um melhoramento contínuo no processo editorial da Revista Órbita Pedagógica (RÓP), por forma a adequá-la às exigências dos índices internacionais e garantir maior visibilidade e credibilidade em Angola e no exterior.</p> Ulises Mestre Gomez, João Baptista Machado Sousa ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/216 Qua, 09 Jan 2019 19:34:09 +0000 ANGOLA E OS DESAFIOS SOCIAIS DA GLOBALIZAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/196 <p>O mundo hodierno é aberto, multicultural, de ciência, interdisciplinar, de tecnologias…, enfim, preocupante por causa de ter sempre novos desafios. Um mundo que está sempre em crescimento e em transformação. As pessoas também são, por isso mesmo, sempre mais desafiadas. Um mundo que se torna pequeno por causa da globalização, luta pelos direitos do homem, valorização daquilo que é particular, de preocupação com o conhecer cada vez melhor e primeiro as coisas, etc. Tendo em conta este pano de fundo, quiz-se fazer uma reflexão e estudo sobre o tema “ANGOLA E OS DESAFIOS SOCIAIS DA GLOBALIZAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA”. Procurou-se mostrar o que é tal realidade, mostrando as vozes mais autorizadas e, diga-se também, ver as implicações de tudo isto na vida de quem tem uma missão específica na sociedade, justamente a de ser seu educador. Já que o professor não deve estar à margem de tudo isto (como seria se o professor não estivesse dentro de tudo o que esta realidade significa?), ele deve inteirar-se da realidade que o circunda para dentro deste ambiente exercer o seu papel. Portanto, em linhas gerais, apontam-se dados que facilitam a sua compreensão vivencial para que o seu papel seja aquele da expectativa da sociedade: verdadeiro construtor da Angola do amanhã.</p> Alfredo Vieira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/196 Sáb, 06 Out 2018 00:00:00 +0000 UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS NAS INVESTIGAÇÕES EDUCATIVAS http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/197 <p>Este artigo tem como objetivo analisar quais as contribuições de uma investigação estatística, composta de atividades contextualizadas, para o ensino e a aprendizagem de Estatística nos estudantes na formação de professores. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi adotada a metodologia de ensino por investigação educativa contemplando os conteúdos básicos de Estatística em duas turmas de estudantes do 2° ano da Escola Superior Pedagógica do Bié, pertecente a V Região Académica, no município do Cuito, Angola. Os resultados do desempenho dos estudantes foram analisados sob a abordagem qualitativa de análise de conteúdo que permitiu evidenciar a contribuição da intervenção realizada para que houvesse uma aprendizagem significativa em relação aos conteúdos básicos de Estatística e no desenvolvimento das competências estatísticas.</p> Pedro Chimbinda Avelino, Benjamim Ecolelo, Carvalho Nunes Chicapa ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/197 Sáb, 06 Out 2018 00:00:00 +0000 LA ESTADÍSTICA. SU IMPORTANCIA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE GEOGRAFIA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/198 <p>En el mundo actual, en que el conocimiento representa un factor determinante para el desarrollo de las naciones, la educación es redimensionada en sus funciones sociales y se convierte en una “herramienta estratégica” para la formación del ciudadano del siglo XXI, portadora de elevados valores y competencias para integrarse en los cambios acelerados que se producen en todas las esferas de la vida humana. El presente trabajo hace un abordaje sobre la Enseñanza Superior en Angola, sus características y cambios desde la década del 60 hasta el año 2010. Se expresan ideas acerca de la Estadística Descriptiva como ciencia, su evolución histórica y se hacen reflexiones en torno a la importancia de la aplicación del método estadístico en el análisis de datos, además se hacen referencias al proceso de enseñanza-aprendizaje de la Estadística Descriptiva en la asignatura Estadística Aplicada a la Educación en la formación de profesores de Geografía de Angola.&nbsp;</p> Ester Nachiala Cassinela Numa ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/198 Sáb, 06 Out 2018 00:00:00 +0000 INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO SEXUAL DOS ALUNOS http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/199 <p>Sabe-se que o entrosamento da família e da escola é a condição indispensável que pela sua essência daria um contributo positivo na formação dos alunos tendo em conta as exigências da reforma educativa em Angola. A proposta de se discutir o papel da escola nas questões que envolvam temas sexuais coloca-nos frente a frente com a necessidade de se conhecer mais sobre o assunto. Durante muito tempo, a sexualidade foi considerada de pouca importância para o desenvolvimento das pessoas e voltada para uma única finalidade: a reprodução. O assunto foi trazido aos debates, graças às mudanças socioculturais e aos estudos científicos que contribuíram para que essa importante dimensão humana ganhasse destaque. Por isso este artigo tem como objectivo Determinar a influência da família e da escola na educação sexual dos alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino secundário no Huambo, Angola.</p> Irene Jamba Inakulo Moisés ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/199 Sáb, 06 Out 2018 00:00:00 +0000 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/195 <p>Neste trabalho pretende-se fundamentar a importância da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável e a necessidade de se preservar e conservar o ambiente, por formas a garantir a continuidade de todas as espécies que habitam o planeta terra. Nesta direcção, para atingir este desiderato requer hoje mais do que nunca de esforços conjugados dos professores e de todas as forças vivas da sociedade, com o objectivo de preparar as novas gerações para que actuem de forma consciente, activa e responsável no desenvolvimento de acções encaminhadas ao cuidado e protecção do ambiente</p> Pedro Changolo Manuel Chipindo ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/195 Sáb, 06 Out 2018 00:00:00 +0000 LAS VÍAS DE SUPERACIÓN PARA PERFECCIONAR LA FUNCIÓN DE TUTORÍA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/200 <p>El objetivo fundamental del proceso de enseñanza aprendizaje de la educación superior lo constituye la formación integral de los profesionales. Para contribuir a este, se introduce la tutoría como forma que garantiza la atención personalizada a los estudiantes y la integración de ella al sistema de influencias educativa que mediante su formación. En este sentido, el presente trabajo responde a la necesidad de preparar a los profesores universitarios para un desempeño profesional más eficiente en correspondencia con las exigencias de la sociedad, un profesor, investigador y guía de sus estudiantes. Para eso, los profesores necesitan de una formación permanente que integre la proyección de acciones desde tres componentes interrelacionados: la superación, la auto preparación y el trabajo metodológico. Está formación, debe ser sustentada en el modelo de la tutoría integral: educativa, orientadora y personalizada, para contribuir a la preparación de los docentes, lo que constituye una de las piedras angulares de cualquier intento de renovación del sistema educativo.</p> Francisca Teresa Martins ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/200 Sáb, 06 Out 2018 00:00:00 +0000 A ACTIVIDADE INVESTIGATIVA E EXTENSIONISTA NA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO NAMIBE. TENDÊNCIAS E DESAFIOS http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/217 <p>De acordo ao estatuto da carreira docente do ensino superior, são tarefas do corpo docente, além da prestação do serviço docente, o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica e de extensão universitária, entre outras. Uma das grandes preocupações das Instituições de Ensino Superior (IES) em Angola é a conciliação destas actividades na classe docente, facto que se repercute na fraca produção científica das IES. O presente estudo tem como objectivo a elaboração e implementação de uma estratégia de actuação da direcção da Escola Superior Pedagógica do Namibe - ESPdN, visando a realização de actividades de investigação científica e de extensão universitária, por parte dos docentes. Durante o estudo se elabora um diagnóstico do estado da investigação científica e da extensão universitária em relação aos docentes da ESPdN e sobre essa base se desenha uma estratégia que envolve os docentes em tarefas de investigação científica e de extensão universitária, para o desenvolvimento profissional da classe docente. Se trabalha no estudo com todos 52 docentes da ESPdN em tempo integral, dos quais cinco são efectivos, vinte cinco são expatriados e vinte e dois são contratados por destacamento. Pretende-se alcançar um equilíbrio entre as actividades docentes, de investigação científica e de extensão universitária desenvolvidas pelos docentes da ESPdN, por formas a elevar os níveis de desempenho dos docentes e da instituição.</p> Bernardo Manuel Camunda ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/217 Qua, 09 Jan 2019 19:55:23 +0000 PROPUESTA DE ADECUACIÓN CURRICULAR PARA LA CARRERA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA EN LA ESCULA SUPERIOR PEDAGÓGICA DE NAMIBE http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/218 <p>El trabajo que se ofrece es resultado de una investigación que aborda una problemática del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje de la asignatura de Física en la carrera Enseñanza de la Química en la Escuela Superior Pedagógica de Namibe. En la misma se utilizaron diferentes métodos científicos, de nivel teórico y empírico, para diagnosticar las dificultades existentes que repercutieron en la compresión y rendimiento académico de los estudiantes del primer año de la carrera enseñanza de la Química. El resultado de la investigación fue una propuesta de Adecuación Curricular para las asignaturas de Matemática y Física, esta fue sometida a especialistas y usuarios que la evaluaron de adecuado.</p> José Chilalele Chitata Afonso, José Colado Pernas ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/218 Qua, 09 Jan 2019 20:07:10 +0000 PROJECTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO BENGO, PORTUGUÊS NA ESCOLA, SOLUÇÃO ALTERNTIVA - PESA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/219 <p>Este trabalho pretende apresentar os resultados da acção do projecto Português na Escola, Solução Alternativa – PESA, Projecto de Extensão Universitária da Escola Superior Pedagógica do Bengo, entre 2016 e 2018 por meio de uma breve descrição, a julgar pelo papel importante que tem desempenhado na superação de problemas linguísticos ligados à leitura, interpretação e produção textual através de uma abordagem metodológica inovadora: a da Sequência didáctica sob o fundamento da Abordagem comunicativa com Enfoque integrador e Enfoque interactivo textual. Assim, com base em diferentes recursos metodológicos como o método histórico lógico que permitiu conceber o projecto desde a sua implementação; enfoque sistémico que possibilitou a sistematização do programa do curso; análise bibliográfica, que orientou a revisão da bibliografia; aplicação de inquérito de satisfação, que permitiu medir o impacto. Apresenta-se resultados como o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª classe, ampliação do domínio metodológico específico dos estudantes de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa e realização de monografias.</p> João Boaventura Ima-Panzo, Pedro Matias Promessa Marciano ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/219 Qua, 09 Jan 2019 20:15:52 +0000 HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL EM SALA DE AULAS: COMPETÊNCIAS DIDÁCTICAS NECESSÁRIAS AO PROFESSOR DE PORTUGUÊS EM ANGOLA http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/220 <p>O Português, enquanto língua oficial de Angola, coabita com, pelo menos, nove línguas nativas, cada uma com as respectivas variantes, faladas por diferentes grupos étnico-culturais, distribuídos por todo o país. Como consequência, e tendo em conta que a maior parte dos falantes o têm como língua segunda, ele adquiriu características próprias, diferentes, em muitos aspectos, da variedade europeia, tida até hoje, nesse território, como padrão. Desta forma, o que se apresenta neste artigo são metodologias que têm sido utilizadas em contexto de sala de aula, bem como outras que são sugeridas por autores que se debruçam sobre as exigências formativas do professor em sociedades multiculturais, com especial destaque para a intermediação do diálogo intercultural.</p> Bernardino Valente Calossa ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 http://revista.isced-hbo.ed.ao/rop/index.php/ROP/article/view/220 Qua, 09 Jan 2019 20:23:45 +0000